08/03/2023 11h07 - Atualizado em 08/03/2023 11h39

Fapes divulga resultado final da 1ª chamada dos editais de incentivo para estágios e visitas técnico-científicas no Brasil e exterior

Foto Divulgação: Freepik

Investimento do Governo do Estado é de R$ 430 mil na 1ª chamada dos editais e contempla alunos e pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e Pesquisa capixabas.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou o resultado final da 1ª chamada dos Editais 29 e 30/2022. Pesquisadores e estudantes de Mestrado ou Doutorado, vinculados a instituições capixabas, receberão auxílio financeiro do Governo do Estado para realizar visitas ou estágios técnico-científicos em laboratórios ou centros de pesquisa localizados no País ou no exterior.

Na 1ª chamada dos dois editais foram disponibilizados R$ 430 mil, sendo destinado R$ 250 mil para o 29/2022 – Estágio Técnico-Científico e R$ 180 mil para o 30/2022 – Visita Técnico-Científica. O valor total de todas as chamadas dos editais soma um investimento de R$ 1,2 milhão. Os recursos financeiros são provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).

No Edital 29/2022 foram contemplados dez alunos e dois pesquisadores com valores que variam de R$ 3,2 mil a R$ 31,4 mil por proposta de realização de estágios no Brasil e no exterior. Já o Edital 30/2022 vai apoiar financeiramente 13 alunos e 11 pesquisadores com valores entre R$ 1,6 mil e R$ 11,3 mil por projeto de visitas técnico-científicas regionais, nacionais e internacionais.

Os temas propostos abordam as áreas de estudo das Engenharias; Linguística; Letras e Artes; Ciências da Vida; Agrária; da Saúde; Humanas; Exatas e da Terra. Confira abaixo os resultados finais da 1ª chamada de cada edital:

• Edital 29/2022 – Estágio Técnico-Científico: clique aqui
  • Edital 30/2022 – Visita Técnico-Científica: clique aqui

Os estágios e as visitas contempladas serão realizados no período de 1º de abril a 31 de dezembro de 2023. Os editais têm o objetivo de estimular o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação das instituições capixabas e despertar o interesse de estudantes e profissionais nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

Casos de sucesso de beneficiários dos editais

O aluno do curso de Doutorado em Ciência da Computação, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Jordano Ribeiro Celestrini, de 34 anos, foi contemplado no Edital da Fapes 12/2020 de apoio a estágios técnico-científicos e recebeu auxílio para realização de um estágio na University of Twente, nos Países Baixos. Ele falou sobre a experiência de realizar um estágio internacional e a importância de ter recebido apoio do Governo do Estado.

“Foi uma oportunidade enriquecedora, tanto pessoal quanto profissional, para aprimorar conhecimentos e habilidades em um ambiente acadêmico diferente. Estabeleci contato com pesquisadores de outras partes do mundo, ampliando minha visão sobre a própria área de estudo. A Fapes foi fundamental para tornar essa experiência possível, pois sem o apoio, muitos estudantes jamais teriam acesso a esta oportunidade única de aprendizado e desenvolvimento profissional”, contou o estudante de Ciência da Computação.

1 - Jordano Ribeiro em estágio técnico- científico internacional com apoio da Fapes

A doutoranda em Educação pela Ufes, Ana Rachel Macedo Mendes, de 36 anos, recebeu auxilio para a realização de um estágio técnico-científico que lhe permitiu realizar o doutorado em “cotutela internacional”, também chamada de Co-Titulação, na Universitat de Valencia (UV), na Espanha.

“O estágio contribuiu muito, não apenas para a minha pesquisa e formação como pesquisadora, mas também para o fortalecimento da parceria internacional entre a Ufes e a UV, e dos grupos de pesquisas envolvidos. Durante o estágio, participei de dois eventos em Valencia, em um deles apresentei uma pesquisa feita em colaboração com minha orientadora no Brasil, professora Kyria Finard”, disse a pesquisadora Ana Rachel.

2- Ana Rachel em apresentação de pesquisa na Unversitat de Valencia.

2ª chamada dos Editais 29 a 30/2022

A 2ª chamada dos editais já está com o prazo de submissão aberto. Pesquisadores e estudantes de Mestrado ou Doutorado, vinculados a instituições capixabas, podem inscrever propostas para realização de estágios ou visitas técnico-científicas em laboratórios ou centros de pesquisas localizados no Brasil ou exterior.

Os interessados podem se inscrever em duas categorias:

• Categoria Aluno: ser aluno(a) de instituição de ensino e/ou pesquisa, pública ou privada sem fins lucrativos, localizada no Espírito Santo, regularmente matriculado em curso de Mestrado ou Doutorado recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), podendo ser reconhecido e/ou renovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e/ou homologado pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Categoria Pesquisador: ser pesquisador(a) com título de doutor ou mestre, com vínculo celetista ou estatutário em instituição de ensino, pesquisa, desenvolvimento ou inovação, pública ou privada sem fins lucrativos, localizada no Estado do Espírito Santo.

Serviço:

Resultado final da 1ª chamada dos Editais:

Texto: Jair Oliveira / Edição: Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação da Fapes