18/08/2023 09h48 - Atualizado em 18/08/2023 09h54

Fapes apoia projeto que transforma dejetos de animais em energia renovável e biofertilizantes

Foto: Biodigestor em construção na comunidade do Córrego Jacutinga, no distrito de Farias, em Linhares.

Dejetos de suínos e gados retornam para natureza de maneira econômica e sustentável.

A transformação de dejetos de animais em gás de cozinha e material orgânico está se tornando realidade no interior de Linhares, na região norte capixaba. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Linhares está construindo biodigestores sertanejos como fonte de energia renovável e biofertilizantes. O projeto experimental tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio do Edital 12/2022 – Universal Extensão.

Com o objetivo de promover o uso de biodigestor como fonte de energia renovável e material orgânico em comunidades com experiência agroecológicas no município de Linhares, o coordenador e extensionista do Incaper Daniel Nascimento Duarte tem realizado oficinas nas comunidades locais. Durante os encontros com os moradores, todos os detalhes da implantação do biodigestor e seus benefícios são apresentados.

A primeira instalação dos equipamentos aconteceu na propriedade da família Agostini, no Assentamento Sezínio, que produz gás há dois meses. Nesta semana, alunos da Escola Família Agrícola de Rio Bananal visitaram o local e conheceram o funcionamento do biodigestor.

A segunda oficina de trabalho ocorreu no Córrego Jacutinga, no distrito de Farias, em Linhares, e foi dividida em três etapas: a primeira, foi realizada em julho para a construção de 52 placas de cimento, de 51 por 50 centímetros, que compõem a estrutura do tanque de fermentação. As placas são confeccionadas com antecedência para que haja tempo de cura. A segunda etapa foi realizada em agosto e envolveu 18 pessoas de famílias rurais, além de técnicos e também dois práticos da cidade de Divino, em Minas Gerais.

Daniel do Nascimento Duarte descreveu como foi o desenvolvimento das oficinas em Linhares. “Os dois dias foram muito intensos e produtivos. Com o assentamento das placas de cimento, formamos o tanque de fermentação, construímos as caixas de carga e descarga e colocamos por cima do tanque a caixa de 3 mil litros, que compõe a campânula (vaso em formato de sino utilizado para proteger alimentos e objetos delicados do pó, do contato com o ar e de impurezas) do biodigestor”, contou o coordenador.

O extensionista também explicou sobre a próxima etapa que será realizada. “Haverá uma terceira etapa, sem data definida, que só vai acontecer quando o biodigestor estiver preenchido com o material orgânico e iniciando a produção de gás. A partir daí, serão instalados o filtro, drenos e canalizado o gás, oriundo do biodigestor, direto para o fogão, sem cheiro e com grande capacidade de gerar calor para o preparo de alimentos”, comentou Duarte.

O projeto tem como papel fundamental implantar, em caráter experimental, cinco biodigestores no município de Linhares. A proposta é que, a partir dessas unidades de observação e estudos, haja investimento para ampliar o quantitativo de equipamentos no norte do Estado. O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, destacou o desenvolvimento do projeto no interior do Espírito Santo e seus benefícios para a população.

“Quando a Fapes lançou o Edital Universal, foi também com o objetivo expandir as pesquisas para as microrregiões. O interior do Espírito Santo tem um potencial de pesquisa valioso e que precisa ser desenvolvido com a mesma dedicação que temos na Região Metropolitana (da Grande Vitória). Podemos ver por este projeto de biodigestores o tamanho dos benefícios levados para a população, promovendo o desenvolvimento socioambiental e econômico rural. Uma demonstração de que o Governo do Estado acerta em realizar grandes investimentos nas áreas da pesquisa e da inovação capixaba”, salientou Denio Arantes.

O que são biodigestores?

Os biodigestores têm o papel de transformar, por processos fermentativos, as fezes de animais em gás de cozinha e em material orgânico. No projeto estão sendo utilizados os dejetos de suínos e gados que concentram a produção na região onde estão sendo implantados os equipamentos.

Os biofertilizantes produzidos e lançados nas lavouras são ricos em nutrientes e matéria orgânica, diminuindo o uso dos adubos químicos, promovendo o equilíbrio do solo e da planta. O gás é canalizado direto para o fogão, sem cheiro e com grande capacidade de queima, representando avanços na sustentabilidade e na economia para os pequenos agricultores. O projeto é desenvolvido com a colaboração do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) de Linhares.

O Edital Universal de Extensão

Lançado em 2022, o Edital Universal de Extensão foi uma iniciativa inédita da Fapes para apoiar financeiramente projetos de extensão que contribuíssem para o desenvolvimento socioambiental e/ou econômico das diferentes microrregiões capixabas.

Instituições de Ensino Superior e/ou de pesquisa localizadas no Espírito Santo, com atividades de extensão regulamentadas, puderam inscrever propostas de diferentes áreas de conhecimento. Foram disponibilizados R$ 5 milhões oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec) para financiar os projetos contemplados.

Mais de 270 propostas foram submetidas na chamada pública e, dessas, 104 foram contratadas. O Edital tem como objetivo promover a formação de recursos humanos em projetos de extensão desenvolvidos em ambientes sociais e produtivos reais, valorizando a integração curricular com os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação das instituições de ensino localizadas no Espírito Santo.

Texto: Jair Oliveira

Informação à Imprensa: