20/08/2021 15h41

Fapes abre edital para manutenção de equipamentos em laboratórios capixabas

Foto: pexels.com

A Chamada Pública investe R$ 500 mil no apoio à infraestrutura científica, tecnológica e de inovação do Estado.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) abriu, nesta sexta-feira (20), o Edital 08/2021 - Manutenção de Equipamentos, com o investimento de R$ 500 mil para apoiar a infraestrutura científica, tecnológica e de inovação do Estado. A chamada pública é destinada para pesquisadores vinculados a instituições de Ensino Superior, pesquisa, desenvolvimento e inovação, públicas ou privadas sem fins lucrativos, do Espírito Santo.

Os equipamentos que receberem recurso da Chamada Pública não podem estar no período de garantia e devem ser utilizados na execução de projetos de pesquisa em andamento. As pesquisas devem ser situadas em laboratórios de instituições de Ensino Superior, pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação, públicas ou privadas sem fins lucrativos, localizadas no Espírito Santo.

De acordo com o Edital, o apoio será realizado da seguinte forma:

1. Manutenção Preventiva: toda ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos e ter mais confiabilidade dos dados obtidos;
  2. Manutenção Corretiva: qualquer reparo ou conserto, bem como calibrações a serem realizadas, com o objetivo de restaurar as condições de operação de equipamentos que estejam inoperantes ou operando de forma precária;
  3. Equipamento Multiusuário: entende-se por equipamento multiusuário aquele que atende às atividades de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação.

As submissões das propostas devem ser feitas na plataforma www.sigafapes.es.gov.br até as 17h59 do dia 24 de setembro. A Chamada Pública oferece o total de R$ 500 mil, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). O valor estabelecido para cada proposta é de até R$ 50 mil e o prazo de execução será de 12 meses.

O Edital tem como objetivos melhorar o desenvolvimento das atividades científicas desenvolvidas em laboratórios de pesquisa capixaba, evitar que trabalhos de pesquisa em andamento sejam interrompidos por falta de manutenção dos equipamentos e aumentar o número de publicações dos pesquisadores do Espírito Santo.

Serviço:

Edital 08/2021 - Manutenção de Equipamentos

Prazo de submissão: de 20/08 a 24/09

Aonde submeter sua proposta: www.sigfapes.es.gov.br

Texto: Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação da Fapes