07/11/2017 18h41 - Atualizado em 09/11/2017 18h43

Evento reúne empreendedores aprovados para a terceira fase do Programa Sinapse da Inovação

Falta pouco para os capixabas conhecerem os finalistas que serão contemplados com R$ 50 mil do Programa Sinapse da Inovação para desenvolverem seus negócios. Depois de receber mais de 1,2 mil ideias de todas as regiões do estado, o programa chega neste mês à sua terceira e última fase de seleção.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com o apoio da Fundação CERTI e do Sebrae/ES, o Sinapse da Inovação reuniu, nesta segunda-feira, 6/11, os autores dos 150 projetos selecionados para a Fase 3.

Os empreendedores participaram de três palestras e dinâmicas com os mentores Carlos Eduardo Bizzotto, Tony Chierighini e Gustavo Canova, da Fundação CERTI. Ao final de um dia de trabalho, os empreendedores apresentaram seus negócios para os demais empreendedores, além dos especialistas da Fundação CERTI, e membros da Fapes, Sebrae, UCL e Bandes, que também acompanharam o Workshop.

As equipes receberam também as diretrizes para as próximas etapas do programa e uma palestra com o representante do  SEBRAETEC, oportunidade disponibilizada pelo Sebrae Espírito Santo para auxiliar no desenvolvimento das empresas.

O evento foi essencial para que os empreendedores pudessem rever seus negócios, se colocarem no lugar de seus clientes e modelarem soluções de modo a obter um maior potencial de sucesso no mercado”, destacou o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon.

Os autores das ideias aprovadas para a Fase 3 deverão submeter um projeto de fomento entre os dias 06 a 20/11. Durante a nova fase, as equipes terão acesso a capacitações com especialistas acerca de diversos pontos essenciais para o sucesso de uma startup.

Ao fim da última fase, até 40 ideias serão contempladas e receberão R$ 50 mil em subvenção da Fapes, benefícios de instituições parceiras do programa e suporte para o desenvolvimento de seus produtos e negócio. O resultado final será divulgado no dia 10/01/2018.

Confira aqui a lista das ideias selecionadas para a Fase 3 do programa.

 

Impactos gerados

O Sinapse da Inovação está sendo desenvolvido pela Fapes, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e também pela Fundação Certi– Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.  A Fapes tem como atribuições a operacionalização do apoio institucional, financeiro e técnico a programas e projetos de promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação às instituições públicas e privadas de ciência, tecnologia e inovação.

Com poucos meses de operação, o Sinapse da Inovação Espírito Santo já envolveu e capacitou mais de 5 mil cidadãos capixabas, de 57 municípios. O Estado atingiu o segundo maior número de ideias submetidas na história do programa, realizado também nos estados de Santa Catarina e Amazonas.

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Fapes

Palloma Spala/ Fernanda Magalhães

(27) 3636-1867

comunicacao@fapes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard