15/06/2016 12h47

Empresa cria aplicativo de identificação de tartarugas marinhas com apoio da Fapes

A tartaruga marinha é uma das principais espécies símbolo da conservação animal e ambiental do planeta. Extremamente vulneráveis, as tartarugas são presas fáceis e, constantemente, vítimas da ação do homem. Para os pesquisadores e ambientalistas, as tartarugas marinhas também são importantes fontes de informação e investigação em diversas áreas do conhecimento.  

Motivados por essa situação, um grupo de pesquisa e desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) do Espírito Santo, da empresa e-Brand Estratégia Online LTDA, criou um aplicativo móvel para smartphones de foto identificação e registro de tartarugas marinhas, o “Pic4Turtle”, disponível para os sistemas Android e iPhone. A ferramenta contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), autarquia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e das Comunicações (MCTIC), por meio do edital Fapes/Finep nº 13/2013 – TECNOVA/ES.

O aplicativo “Pic4Turtle” já está disponível para ser baixado por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo. Basta acessar o site www.pic4turtle.com. De acordo com o Sócio-diretor da e-Brand, Gilber Machado, a principal inovação do projeto é o uso de um sistema de inteligência artificial baseado em redes neurais que faz o reconhecimento automático da espécie de tartaruga, através de fotos via aplicativo móvel. Várias organizações conservacionistas, algumas de fora do país, são parceiras da iniciativa capixaba, como o Projeto Tamar e o World Wide Found for Nature (WWF).

Ainda, segundo Gilber Machado, centenas de pessoas de praticamente todo litoral brasileiro, da região do Caribe e de várias partes do mundo, já baixaram o aplicativo, enviaram fotos e identificaram a espécie observada ou resgatada de situações de perigo, como presa em redes de pesca. O aplicativo já conta com mais de mil imagens, que podem ser curtidas ou estudadas pela página do “Pic4Turtle”.

Visita técnica de acompanhamento de projeto

Na manhã desta terça-feira (14), uma equipe da Gerência de Inovação da Fapes, acompanhada pela especialista em inovação e professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Érika de Andrade Silva Leal, realizou uma visita técnica de acompanhamento do desenvolvimento do projeto “Pic4Turtle”, na sede da e-Brand, que fica no bairro Mata da Praia, em Vitória. A visita técnica é uma ação de rotina da Fapes, e realizada para dar suporte e acompanhar os pesquisadores. Nos relatórios enviados à Fapes e Finep, são informados o desenvolvimento do projeto e, ao final do Programa, os produtos e inovações serão apresentados a sociedade.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti

Lucyano Ribeiro (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard