10/12/2024 14h18

Diretoria Executiva da Fapes participa do 66º Fórum Nacional Confap, no Rio Grande do Sul

O encontro aconteceu na capital gaúcha com programação de debates sobre CT&I.

O futuro da Ciência, Tecnologia e Inovação brasileira foi debatido nos três dias do 66º Fórum Nacional Confap – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. O evento aconteceu entre os dias 04 e 06 de dezembro, na cidade de Porto Alegre, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), que celebra 60 anos de atuação.

A Diretoria Executiva da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) participou do evento, que reuniu representantes das 26 FAPs do Brasil. Rodrigo Varejão, diretor-geral; Elton Moura, diretor de Inovação; Lucia Araujo, diretora Administrativa-Financeira; Geanderson Costa, gerente do Planejamento Orçamentário e Financeiro; Amanda Belmiro, assessora responsável pela Assessoria Técnica; e Samantha Nepomuceno, assessora de Comunicação, todos da Fapes, marcaram presença no Fórum.

“Fomos muito bem recebidos pela FAPERGS, que completou 60 anos de atuação voltados para fomentar a ciência e a tecnologia no Rio Grande do Sul. Foi mais uma oportunidade para troca de experiência entre as fundações, e também ter acesso aos planos das agências federais para o próximo ano”, comentou Rodrigo Varejão.

O diretor-geral da Fapes também destacou alguns pontos debatidos na programação do Fórum. “Primeiro, tivemos uma visita enriquecedora junto ao Parque Tecnológico TecnoPuc da Universidade PUC do Rio Grande do Sul. Foi uma experiência incrível. Eles têm uma estrutura formidável para acomodar empresas, fazer inovação e esperamos que essa experiência possa, de certa maneira, ser compartilhada com as iniciativas capixabas. Um outro ponto foram as apresentações da CAPES e da FINEP. A CAPES com um plano de internacionalização, que pretendemos conectar com as nossas ações de internacionalização aqui no Espírito Santo. E a FINEP que confirmou o fomento das propostas que foram aprovadas no último edital Pró-Infra e que não tinham recebido recurso. Propostas essas que têm notas acima de 3,5. Com isso, duas propostas capixabas chaves serão contempladas nesse edital”, disse Varejão.

Lucia Araujo participou do encontro dos diretores administrativos-financeiros das FAPs. Para ela, a reunião foi muito produtiva. “Nós discutimos sobre a simplificação e implementação no pagamento das bolsas de formação científica, porque cada FAP faz de um jeito. Muitos ainda usam um sistema arcaico com controle em planilhas de Excel, por exemplo. Nesse ponto, nós explicamos como utilizamos a plataforma SigFapes para essa simplificação e implementação. Também abordamos sobre a prestação de contas via SigFapes que se tornou exemplo para as outras FAPs”, explicou a diretora Administrativa-Financeira.

Na programação do 66º Fórum também aconteceu o encontro dos diretores técnico-científicos em que o diretor de inovação da Fapes, Elton Moura, participou. “Foi muito bom! Trocas enriquecedoras, ideias para 2025 de novas ações de impacto para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação nacional e local dentro de cada estado”, afirmou Moura.

O Fórum também contou com o encontro dos assessores de comunicação das 27 FAPs em que o tema principal debatido foi a popularização da ciência por meio da gestão das redes sociais das Fundações.

O 66º Fórum Nacional Confap encerrou o calendário de eventos do Conselho que já se prepara para o próximo evento, que será no 1º semestre de 2025.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / (27) 3636-1851
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard