05/12/2025 16h15 - Atualizado em 05/12/2025 16h21

CT&I nacional em 2026: FAPES contribui em debates no 70º Fórum Nacional CONFAP, em Goiás

Evento é finalizado com apresentação dos grupos temáticos para construção das novas diretrizes da CT&I nacional.

As 27 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil se reuniram para debater as novas diretrizes da Ciência, Tecnologia e Inovação para 2026 no Fórum Nacional CONFAP – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. A diretoria executiva da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) participou de debates sobre popularização da ciência, novos investimentos e fluxos financeiros.

O evento teve início na terça-feira (02) e terminou nesta sexta-feira (05), em Goiânia (GO), e reuniu, além das FAPs, representantes de agências federais de fomento à CT&I e do Governo do Estado de Goiás. Elton Moura, diretor de Inovação da Fapes, participou da reunião dos presidentes das FAPs representando o diretor-geral da fundação capixaba.

“Muitas novidades estão em construção pelas FAPs do Brasil e vão impactar positivamente o Espírito Santo. Um exemplo é a proposta feita pela FAP de São Paulo de investimentos em um programa de transformação digital e IA que pode ser executada em rede e com recursos do Comitê Gestor da Internet, de São Paulo, ou até do Banco dos BRICS”, contou Elton Moura.

O diretor de Inovação também falou de outro destaque para 2026: “Também debatemos sobre o intercâmbio de profissionais do agro, feito pelo Nuffield - International Farming Network, atuando em rede internacionalmente, possibilitando a criação de convênios e parcerias para missões do agro no exterior. A Fapes tem total interesse em aderir a esse programa e estamos na torcida para que se concretize. Para o Espírito Santo essa ação seria ótima!”, explicou Elton Moura.

Outra novidade apresentada no fórum foi o programa “Sou Ciência”, em execução pela FAP do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O programa está mapeando indicadores de todas as FAPs e apresentando, no formato de um painel digital comparativo, os investimentos realizados entre os estados.

Encontros temáticos

Lucia Araujo, diretora Administrativo Financeira da Fapes, participou do encontro dos diretores financeiros das FAPs do Brasil. O fluxo de prestação de contas executado pela Fapes foi apresentado com destaque na reunião.

“Nós debatemos temas inerentes a todas as FAPs e foi visto que o Espírito Santo está a frente em relação a prestação de contas e itens financiáveis. Nós estamos usando com eficácia a Lei do Marco Legal. Isso mostra como a nossa equipe trabalha para resolver de maneira célere todas as questões trazidas pelos nossos beneficiários, sejam eles pesquisadores ou empreendedores”, afirmou Lucia Araujo.

Também participou do encontro o gerente do Planejamento Orçamentário e Financeiro (Gepof) da Fapes, Geanderson Costa.  O diretor Técnico-Científico da Fapes, Celso Saibel, esteve no encontro dos diretores do mesmo segmento. Para ele, 2026 pode trazer novas oportunidades de fomento à CT&I no País.

“Tivemos bastante interação com os diretores técnico-científicos das outras FAPs do Brasil e com representantes das agências nacionais. Discutimos muito sobre avanços na área de PD&I [Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação] do País e os temas centrais a serem trabalhados nos próximos anos. E claro, sempre alinhado com os interesses estratégicos da política nacional e também estadual. Muito em breve aparecerão novas oportunidades de financiamento com recursos das agências federais de fomento a ciência, tecnologia e inovação”, destacou Celso Saibel.

Na área da popularização da CT&I a responsável pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Fapes, Samantha Nepomuceno, participou do encontro dos assessores de comunicação das 27 FAPs. Foi apresentado no último dia do fórum propostas de popularização da área em nível nacional com mídias elaboradas em rede e veiculação nas redes sociais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno | Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 | 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard