08/09/2021 10h40 - Atualizado em 08/09/2021 13h56

Congresso Capixaba de Pesquisa Agropecuária abre inscrições gratuitas

O Congresso Capixaba de Pesquisa Agropecuária (CCPA) 2021 está com inscrições abertas no site do evento. O CCPA é gratuito e acontecerá em formato virtual entre os dias 17 e 19 de novembro, tem como público-alvo pesquisadores, extensionistas, estudantes, produtores rurais, secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, além de empresários ligados ao setor da agropecuária do Espírito Santo.

A iniciativa promoverá a divulgação da produção científica e tecnológica das pesquisas do Edital de Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais Agropecuárias no Estado do Espírito Santo (PPE-Agro) 06/2015. O Congresso tem o objetivo de fomentar a integração entre pesquisadores, extensionistas, produtores rurais, profissionais liberais, empresários e estudantes que atuam na cadeia produtiva da Agropecuária, Silvicultura, Aquicultura e Pesca do Estado.

A programação dos três dias de Congresso é organizada em painéis com as seguintes temáticas: silvicultura, agricultura de baixo carbono, pipericultura, fruticultura, agroecologia, produção animal, entre outros. Em cada painel serão apresentados os resultados de três projetos de pesquisa, os demais projetos que contemplam a temática do painel poderão ser consultados no site do evento. O Congresso também conta com uma mesa redonda sobre Pesquisa em Rede, em que serão debatidos Oportunidades e Desafios dessa modalidade. O formato on-line do CCPA permitirá que os internautas interajam e façam perguntas por meio de chat.

O CPPA é realizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); com o apoio de diversas instituições públicas e privadas.

Dentre os 90 projetos submetidos no Edital PPE-Agro, 32 foram executados pelo Incaper. Durante a realização do Congresso, os pesquisadores do Instituto vão apresentar os resultados das pesquisas em todos os dias de programação, conforme temática dos painéis. A diretora-técnica do Incaper, Sheila Posse, será moderadora do debate sobre as conferências do CCPA. Entre os participantes também está o pesquisador do Instituto, José Aires Ventura, que será moderador do painel de pipericultura e também apresentará uma palestra com o tema “Pesquisa Agropecuária Capixaba – 65 anos de inovação”.

“O Congresso é uma vitrine dos resultados das nossas pesquisas que apresentam contribuições para o desenvolvimento da agropecuária capixaba. Fazemos o convite a estudantes, profissionais da área, acadêmicos, agricultores e demais interessados para participarem desse momento de compartilhamento de conhecimento e ciência. Parabenizamos também todos os servidores do Incaper que realizaram as pesquisas e vão apresentar seus resultados em prol dos nossos agricultores”, disse Sheila Posse.

"Estamos muito empolgados com o Congresso Capixaba de Pesquisa e Agropecuária. Nós apresentaremos os resultados de 90 projetos de pesquisa que foram contratados em 2015, que já estão todos concluídos e estamos colhendo os resultados finais. No edital PPE-Agro, tivemos a participação de várias instituições como o Incaper, Idaf, UVV, Ufes, Ifes e outras instituições. Os resultados são muito interessantes e abarcam diferentes temas. Nós vamos fazer os painéis de cada tema desse e teremos também conferências com palestrantes renomados já confirmados. O CCPA faz parte da programação da Jornada Capixaba de Ciência e Tecnologia, sendo um importante destaque”, ressaltou Pedro Carvalho, coordenador de Silvicultura da Seag, idealizador e membro do comitê de organização do Congresso.

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, destacou sobre o desenvolvimento econômico do Espírito Santo a partir do investimento na agropecuária. “O investimento de recursos públicos para gerar novos conhecimentos para essa área é essencial se nós queremos tanto o incremento da economia quanto a melhora nos nossos processos e metodologias”, explicou a diretora-presidente da Fapes.

Cristina Engel também comentou a importância da parceria da Fapes, com a Seag e o Incaper, para promoção do evento: “Eu acho fundamental dois aspectos: o primeiro é o fato de a gente promover um evento para avaliar o que aconteceu e quais resultados efetivos foram alcançados com o recurso público investido no Edital PPE-Agro, no valor de R$ 14 milhões. Eu fico muito feliz que tenha um evento que possa avaliar se a política adotada foi correta ou não. O segundo aspecto, é que o PPE-Agro incentivou o trabalho da pesquisa em rede e essa é uma forma da gente tornar a aplicação do recurso público mais eficiente, pois, em vez de existirem diversos pesquisadores trabalhando nos mesmos projetos, em rede os grupos de pesquisa se associam e cada um usa o seu potencial para um resultado comum e por vezes mais eficaz. Tenho certeza que o evento será de excelência e com a apresentação de ótimos resultados para o desenvolvimento da agropecuária capixaba”, salientou.

Confira a programação completa no site do CCPA e se inscreva no Congresso!

Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira