A Fapes aderiu à chamada internacional, com o objetivo de facilitar e apoiar a colaboração efetiva entre o Espírito Santo e a Itália para cooperação científica, tecnológica e de inovação.
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) divulgou o primeiro resultado da chamada Mobility Confap Italy 2025, voltada ao apoio à mobilidade de pesquisadores do Brasil para universidades italianas. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) aderiu à chamada e, com o apoio oferecido, selecionou quatro projetos de pesquisadores capixabas.
A chamada foi lançada em fevereiro deste ano, no âmbito do Acordo de Cooperação firmado em junho de 2023 entre o Confap e a Universidade de Bolonha (UNIBO), que atua como Secretariado Técnico da Rede das Universidades Italianas. A parceria tem como objetivo facilitar e fortalecer a colaboração científica, tecnológica e de inovação entre os dois países, por meio da mobilidade de pesquisadores brasileiros de mestrado, doutorado e pós-doutorado para instituições de Ensino Superior na Itália.
Para apoiar pesquisas do Espírito Santo, a Fapes disponibilizou R$ 180 mil na forma de auxílio para apoiar visitas ou estágios técnico-científicos a uma das instituições da Rede de Universidades Italianas.
Confira abaixo as quatro propostas capixabas selecionadas:
Clique aqui e acesse o resultado completo com todas as propostas do Brasil contempladas.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Confap
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br