Documento orienta a execução do PDPG Parcerias Estratégicas com a concessão de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado oferecidas pela Capes.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) assinou um acordo de cooperação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para a execução do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Parcerias Estratégicas nos Estados.
O acordo oferece 75 bolsas de estudos para o Espírito Santo, sendo: 45 de mestrado; 20 de doutorado; e 10 de pós-doutorado, todas oferecidas pela Capes. As bolsas de estudo foram concedidas aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) participantes da proposta feita pela Fapes à Capes, quando a Coordenação de Aperfeiçoamento do Governo Federal abriu o processo seletivo de apoio aos PPGs emergentes e em consolidação em áreas prioritárias nos estados, ainda em 2020.
A diretora presidente da Fapes, Cristina Engel, ressaltou a importância do acordo para a área científica capixaba. “Esse Acordo possibilita o incremento das ações em algumas áreas específicas, através do investimento em recursos humanos que, afinal, é o principal ‘combustível’ para o avanço científico. Trata de um acréscimo de mais de 5 milhões, com a maior parte captada junto à Capes, observando-se ainda que o projeto foi construído com a contribuição dos programas de pós-graduação das áreas prioritárias, ou seja, a partir de uma construção coletiva do que efetivamente era necessário nas áreas de conhecimento”, afirmou.
O Acordo de Cooperação Técnica nº 60/2021 é regido pelo Edital Capes nº 18/2020 – PDPG, e é válido por 48 meses, podendo ser prorrogado por mais um ano. Para o custeio e a execução das atividades previstas no Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação das FAPs dos estados, o orçamento nacional é de R$ 121,9 milhões. Para o Espírito Santo caberá à Capes o aporte de recursos estimado em R$ 3.696.000,00 para o pagamento das bolsas e à Fapes o aporte estimado em RS 1.368.720,00 para o custeio dos projetos junto aos PPGs.
A parceria promoverá o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador em áreas consideradas prioritárias pelo Governo e serão fortalecidas a partir da formação de profissionais qualificados. O objetivo da Capes é distribuir as ações de formação de recursos humanos altamente qualificados, para desenvolver e fortalecer a pós-graduação e a pesquisa nos Estados da Federação, por meio da interação entre o Governo, a universidade, a iniciativa privada ou o terceiro setor, propiciando o desenvolvimento científico.
Quatro projetos capixabas foram contemplados. São eles:
1) Consolidação dos Programas de Pós-Graduação da Área de Ciências Agrárias do Estado Do Espírito Santo
Nas áreas:
PPGs Selecionadas:
2) Tic+Tac: Tecnologia da Informação e Comunicação + Tecnologia de Automação e Controle, As Tecnologias Inteligentes, Prioritárias, Emergentes e Aplicadas
Nas áreas:
PPGs Selecionadas:
3) Apoio à Consolidação do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Espírito Santo
Na área:
PPG Selecionada:
4) Apoio ao Desenvolvimento de Programas de Pós-Graduações Emergentes na Área de Ciências Agrárias, Prioritária Para o Estado do Espírito Santo
Nas áreas:
PPGs Selecionadas:
Clique aqui e leia as informações detalhadas do Acordo de Cooperação, como:
- Extrato dos Termos de Outorga firmados com os coordenadores de PPG;
- Acordo de Cooperação Técnica e seu respectivo PD-FAP;
- Planilha contendo a relação de bolsistas a serem financiados pela CAPES;
- Planilha contendo relação de beneficiários de recursos de custeio a serem financiados pelas FAPES.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Jair Oliveira
(27) 3636-1867 / 99309-7100