16/04/2021 19h58

Bolsas Findeslab: conheça as oportunidades para atuar no Programa de Empreendedorismo Industrial

Arte: Assessoria de Comunicação do FindesLab

As vagas estão abertas até o dia 18 de abril, para 11 vagas em diferentes áreas de atuação. Saiba como participar. 

O Findeslab, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), abre 11 bolsas para atuação junto às startups selecionadas pelo Programa de Empreendedorismo Industrial. As oportunidades estão ligadas à tecnologia e inovação, e são voltadas para profissionais graduados.

As bolsas oferecidas pela Fapes são no valor de R$ 2.000,00 mensais, pelo período de quatro meses, podendo haver extensão até a conclusão do projeto. As inscrições vão até o dia 18 de abril de 2021, por meio do envio de currículo para findeslab@findes.org.br.

Cada empresa desenvolverá projetos diferentes e, por isso, os requisitos para as vagas são variados. O candidato, no entanto, deverá atender a algumas exigências para contratação. Confira a seguir!

Pré-requisitos Fapes

  1. a) Residir no estado do Espírito Santo;
  2. b) Profissional de nível superior com pelo menos 02 (dois) anos de experiência na execução de atividades correlatas às do plano de trabalho;
  3. c) Ter a titulação mínima ou demonstrar comprovação da experiência profissional prevista para o nível da bolsa, verificada em seu currículo Lattes ou carteira profissional, respectivamente;
  4. d) Ter currículo cadastrado na plataforma Lattes;
  5. e) Estar adimplente junto à FAPES;
  6. f) Estar adimplente junto às Fazendas Federal, Estadual e Municipal e à Justiça Trabalhista;
  7. g) Não possuir qualquer tipo de vínculo empregatício, salário ou remuneração;
  8. h) Não acumular a bolsa com nenhuma outra bolsa de instituição nacional ou internacional;
  9. i) Não possuir vínculo societário com a instituição executora ou qualquer entidade parceira ou colaboradora do projeto ao qual a bolsa está vinculada;
  10. j) No possuir grau de parentesco com o coordenador do projeto ou com membros da equipe.

Detalhamento por projeto e startup

  • IndustriALL

Projeto: Otimização de recursos no planejamento de manutenção utilizando IA

Áreas: Engenharias, Estatística, Ciências da Computação, Sistemas de Informação ou áreas correlatas;

Competências: Domínio de uma ou mais linguagens voltadas para desenvolvimento de ML como Python, TensorFlow, Spark, entre outras; Expertise em técnicas de ML, como aprendizagem supervisionada, clusterização, técnicas de identificação e tratamento de outliers, técnicas de seleção de variáveis para modelagem de dados, entre outras; Experiência com trabalhos de otimização (CP-SAT, algoritmo genético ou similar, Markov, aprendizado por reforço etc.) ou Job shop scheduling problem.

 

  • Triágil

Projeto: Triágil

Áreas: TI / IA

Competências: Desenvolvimento em Python – Inteligência Artificial, Computação Visual, rPPG (tecnologia para captar sinais vitais), Back-end, API; Diferenciais: aprendizado rápido, facilidade de comunicação, orientação a dados e resultados, interesse por experimentação.

 

  • Devix

Projeto: Open mesh

Áreas: Designer UI/UX

Competências: Desenvolvimento de interfaces responsivas para web e app; Conhecimento das ferramentas git, figma e Vue UI Components; Facilidade para entendimento e desenvolvimento de fluxo de trabalho e regras de negócio.

 

  • Cursor          

Projeto: Digital Twin Dinâmico de Forno Industrial

Áreas: Pós-Graduado em Engenharia de Automação e Controle (ou equivalente), ou Ciência de Dados (ou equivalente);

Competências: conhecimentos de sistemas dinâmicos; conhecimentos de resposta dinâmica de processos; conceitos básicos de otimização; conceitos básicos de desenvolvimento de software; redação de relatórios de maneira clara e correta; português e inglês fluentes e formais.

 

  • Simex

Projeto: Sistema de Monitoração de Correias Transportadoras

Áreas: Mecatrônica e eletrônica

Competências: noções de programação em alguma linguagem, de preferência Labview ou C#; inglês intermediário; conhecimento de motores, redutores, sensores e instalações elétricas; noções de Webdesign.

 

  • IndWise         

Projeto: Quality Hub

Áreas: Engenharia de Produção; Adm (ou similar) com matérias em processos corporativos e produção.

Competências: conhecimento em gestão industrial e de processos; conhecimento/experiência em processos laboratoriais realizados em Aracruz será um diferencial; conhecimento aprofundado em service design; Excel/Powerpoint intermediário. Desejáveis: Service design / service blueprint; conhecimento de processos e mapeamento de processos (BPMN); conhecimento de customer discovery (personas, cadeia de valor); metodologias ágeis.

 

  • Inovacode     

Projeto: Inovacoleta

Áreas: Engenharias

Competências: Conhecimentos em tecnologia RFID e semelhantes.

 

  • Multicast       

Projeto: SmartScreening -Terminal inteligente de autoatendimento e

triagem de pacientes

Áreas: Sistema de Informação, Engenharia ou Ciência da Computação

Competências: perfil de desenvolvedor back-end que seja proativo e valorize o aprendizado e a oportunidade de crescimento profissional. Conhecimentos: Javascript/Nodejs; Git; APIs Specs (OpenAPI); Mentalidade voltada para métodos Ágeis com foco na entrega de resultados; Diferenciais: Domínio da plataforma devops da Azure; Docker / docker-compose; Programação Frontend (react/vue/angular/svelte); Azure Functions. Oportunidade de contato com: Programação Python; Visão Computacional (opencv); Inteligência Artificial (Keras, Tensorflow, Pytorch); Ciência de Dados (Scikit-learn); Programação Raspberry / Arduino.

 

  • Pegoretti

Projeto: Produção de Bioenergia e carbonato de cálcio – Processo cíclico com Resíduo Dregs

Áreas: Pós-Graduado em Engenharia de Controle e Automação

Competências: Ampla visão Eletricidade e Eletrônica, bem como de suas aplicações;

Noções básicas de Mecânica; Elaboração, análise, síntese e aperfeiçoamento de projetos de automação e controle em sistemas elétricos e instalações eletromecânicas; Conhecimento de processos de produção e de suas subseqüentes aplicações; Diferenciação e aplicações adequadas dos conhecimentos aos diversos processos de produção; Aplicação da Automação nos processos de manutenção e produção industriais;

Aplicação da Automação nos processos de geração, transmissão e distribuição da energia elétrica; Formação generalista, com sólidos conhecimentos nas áreas de formação básica, geral e profissional do Curso, incluindo aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais;

Capacidade para a solução de problemas reais, promovendo generalizações e adequações quando necessárias, integrando conhecimentos multidisciplinares; Capacidade de elaboração de projetos e proposição de soluções técnicas e economicamente viáveis; Capacidade de absorver novas tecnologias e de visualizar, com criatividade, novas aplicações para a Engenharia de Controle e Automação.

 

  • MSD

Projeto: Gêmeo digital para identificação antecipada de falhas e otimização de processos

Áreas: Pós-Graduado em Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Mecatrônica ou Computação.

Competências: experiência com manufatura e programação.

 

  • Codifique      

Projeto: Gôndola 4.0 Fortlev by Codifique – Visão Computacional

Áreas: Elétrica/Eletrônica, Engenharias, Mecatrônica, Ciência da Computação, Produção.

Competências: eletrônica, redes de computadores, sistema operacional linux, uso de sensores, motores (de passo), instalações físicas de infraestrutura (trabalho com obras e/ou eventos).

Texto: Assessoria de Comunicação do FindesLab

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fapes
Samantha Nepomuceno / Jair Oliveira
(27) 3636-1867/99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard