Delegação passou 10 dias na Espanha em uma agenda estrategicamente direcionada em conectar empresas de base tecnológica com o ecossistema espanhol.
A missão “Brazilian Impact Techs in Spain (BitS 2025)”, que faz parte do Programa Brazilian Startups Worldwide (BSW), idealizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e FindesLab, chegou ao fim e gerou frutos na Espanha. Foram dez dias de rodadas de negócios, visitas a hubs e ambientes de inovação, mentorias, participação na Tech Show Madrid e Smart City Expo Barcelona, além de assinaturas de MoU e acordos internacionais. Destaque para a startup capixaba Greenway, apoiada pela Fundação, que anunciou uma parceria estratégica com a empresa portuguesa Kod.bio.
O acordo foi celebrado durante as atividades da delegação capixaba em solo europeu e prevê o desenvolvimento de uma prova de conceito (POC) — um projeto piloto que vai validar e aprimorar a tecnologia da GreenWay em território europeu, com início previsto para janeiro de 2026. A ideia inicial do acordo é criar uma plataforma de validação e aceleração da tecnologia da startup em duas ou três cidades de Portugal, demonstrando seu potencial de impacto ambiental e de replicação internacional.
A GreenWay, comandada por Israel Soares, é uma impact tech dedicada à criação de soluções sustentáveis por meio da biotecnologia de microalgas, com foco em descarbonização e economia circular. Já a Kod.bio, liderada pelo empresário Ricardo Costa, atua na área de biotecnologia azul, buscando substituir produtos petroquímicos por alternativas de base biológica.
Para Soares, o resultado simboliza um passo decisivo no processo de internacionalização da startup capixaba e fez uma reflexão de como acreditar no que se faz pode ajudar a abrir novos caminhos.
“É um dos melhores resultados que poderíamos alcançar em tão pouco tempo. Essa parceria reflete confiança, propósito e a certeza de que estamos deixando um legado positivo para o meio ambiente e para as futuras gerações. Empreender é acreditar. O empreendedor precisa ser um 'believer'. Se eu duvidasse do negócio, ele (Ricardo) perceberia, mas eu acredito e é isso que faz as pessoas acreditarem também", refletiu.
Entusiasmado com o acordo, Costa destacou que mais importante do que as empresas, é o alinhamento do pensamento do empreendedor.
"Se queres caminhar rápido, vai sozinho. Se queres caminhar longe, vai acompanhado. As soluções só se concretizam quando as pessoas compartilham do mesmo propósito e visão. Vamos implementar a tecnologia da Greenway na Europa, acelerar o desenvolvimento e demonstrar que essa solução pode ser replicada em outros mercados internacionais", afirmou o executivo.
Para o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura, parceria entre GreenWay e Kod.bio reforça o papel da Fapes como indutora da inovação sustentável e da cooperação internacional, aproximando empreendedores capixabas de ecossistemas globais e gerando oportunidades concretas de desenvolvimento tecnológico.
“Mostra que a gente está no caminho certo. Acho que as ações que estamos fazendo são certas e temos mais para fazer. Vamos avaliar e ver o que a gente pode melhorar para as próximas missões, mas esse tipo de conexão nos alegra e nos traz reconhecimento do trabalho que a gente tem feito. Tanto eu, quanto o Rodrigo (Varejão, diretor-geral), temos conversado fortemente com o pessoal do ecossistema científico capixaba e mostrado a importância da internacionalização”, afirmou.
Início da missão em Madrid
A missão começou pela cidade de Madrid. Ao chegar na capital espanhola, a delegação com 5 startups capixabas (RefilMe, Infinite Foundry, iNeeds, GreenWay e JADE) realizou pitches, com CEOs apresentando suas soluções e propostas de valor para os stakeholders presentes. A programação teve também sessões institucionais estratégicas, como a da Câmara de Comércio Brasil–Espanha, e a Embaixada do Brasil em Madrid detalhando o papel do Programa Diplomacia da Inovação (PDI) - reiterando o apoio institucional do Itamaraty e fortalecendo a imagem do Brasil como um país de tecnologia e inovação.
Também em Madri, destaque para a visita ao "Tech Show Madrid", possibilitando as impact techs integrantes se conectarem com o 'coração' da inovação europeia. O evento, líder em tecnologia na Espanha, reuniu mais de 400 expositores e focou em áreas centrais da transformação digital, como cloud, IA e cibersegurança, servindo como a porta de entrada para o ecossistema da Comunidad de Madrid.
Cônsul-Geral da Embaixada do Brasil cita Fapes em Barcelona
Depois dos dias de conexões em Madrid, a delegação desembarcou em Barcelona. Durante o evento promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha para abertura da semana da Feira Smart City Expo, o cônsul-Geral da Embaixada do Brasil em Barcelona, Pedro Henrique Lopes Borio, apresentou o BitS 2025 e citou a Fundação como exemplo de parcerias que eles querem incentivar, por meio do Programa Diplomacia da Inovação (PDI).
Fapes assina memorando de entendimento com colombianos
Na Smart City Expo World Congress, a Fundação assinou um memorando de entendimento com a Corporation for Smart and Sustainable Territories (CTIS), empresa colombiana focada no desenvolvimento de comunidades fortes, usando tecnologia e colaboração para criar regiões sustentáveis. O diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura, participou da reunião e explicou como se dará a colaboração mútua assinada com os colombianos.
"Tivemos essa oportunidade de firmar uma conexão entre o governo do Espírito Santo com a Colômbia. Na conversa que tivemos, concordamos que vamos tentar estabelecer uma parceria por meio do nosso programa "Fapes Global", levando startups capixabas, apoiando-as financeiramente para abrirem e estabelecerem negócios na Colômbia. E, claro, da mesma forma, startups colombianas também virem para o Brasil, especificamente para o Espírito Santo. Esse é o nosso foco", pontuou.
Como funciona o Programa BSW?
O Programa Brazilian Startups Worldwide (BSW) apoia as startups a terem sucesso nos seus empreendimentos internacionalmente em quatro verticais:
Cada missão ocorrerá em um país diferente que tenha ecossistema de inovação e tecnologia ativo na vertical que será trabalhada. "Estamos estudando os próximos destinos de acordo com a vertical de cada missão. Sempre seguindo o mesmo modelo de visita que será a participação em um grande evento da área, capacitações, networking, mentorias, conexão com o mercado local e imersão cultural", pontuou Elton Moura.
O diretor de inovação da Fapes reforça ainda que todas as missões têm apoio da Embaixada Brasileira: "Em todas as missões, teremos representantes da Embaixada conosco. É importante dizer que o BSW tem relação direta com o Programa de Diplomacia da Inovação – PDI do Ministério das Relações Exteriores, que tem o objetivo de promover a imagem do Brasil como uma nação inovadora", salientou.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br