04/11/2015 09h45

Atividades da 12ª Semana de Ciência e Tecnologia direcionam para o empreendedorismo

Muita criatividade, interação, alegria, novos conhecimentos, tecnologia e inovações marcaram as atividades da 12ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia realizadas no Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, em Vila Velha.

Foram centenas de ações, como: apresentações de projetos de alunos e professores das redes públicas estadual e municipais, durante a IV Feira Estadual de Ciências e Engenharia (IV Fecieng-ES); exposições em estandes do Sebrae, do Innovacities, do Ifes, de Faculdades particulares e do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro de Itapemirim e, ainda, nos laboratórios e salas de aula do CEET Vasco Coutinho, com oficinas, palestras e atividades culturais.

Com o tema central Luz, Ciência e Vida, em homenagem ao ano internacional da luz, declarado pelo ONU, a 12ª Semana de Ciência e Tecnologia teve início na segunda-feira (26), no palácio Anchieta, com as homenagens às personalidades e instituições que se destacaram em 2015 pela contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

No CEET Vasco Coutinho, a 12ª Semana chamou a atenção pela criatividade e engajamento da juventude capixaba no desenvolvimento de soluções aos problemas sociais, econômicos e ambientais da sociedade em geral nos dias de hoje.

Durante a IV Fecieng-ES foram apresentados 60 projetos finalistas, de um total de 173 inscritos, de todas as regiões do Estado, com propostas de soluções em tecnologias assistivas e de saúde, para pessoas com necessidades especiais e idosas, problemas ambientais e de recursos hídricos, automação e robótica e aplicativos de tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para várias situações do dia a dia das pessoas.

Pela primeira vez realizada em Vila Velha, e no CEET Vasco Coutinho, na 12ª Semana de Ciência e Tecnologia não foi registrado qualquer caso de segurança ou saúde nos plantões da Polícia Militar do Espírito Santo, da Guarda Municipal de Trânsito ou da ambulância cedida pela Prefeitura de Vila Velha.

Para a diretora do CEET Vasco Coutinho, Solange Maria Batista Souza, a 12ª Semana foi extremamente positiva, e “serviu para dar visibilidade à instituição, além dos alunos e professores poderem colocar em prática as atividades desenvolvidas em sala de aula”.

A visita do governador Paulo Hartung, de vários secretários de Estado, do prefeito Rodnei Miranda, de deputados estaduais e outras autoridades também demonstraram a relevância da 12ª Semana de Ciência e Tecnologia.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Guerino Balestrassi, “o papel da Secretaria é exatamente o de integrar, articular e estimular o empreendedorismo, a prática da observação científica e o desenvolvimento de novos conhecimentos, tecnologias e inovações que podem chegar ao mercado de forma econômica e acessível, gerando empregos e renda aos capixabas, conforme aconteceu durante a 12ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia”, ressaltou Balestrassi.

Já anunciando o tema central da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia de 2016: Alimentação, Ciência e Tecnologia e o lema Ciência alimentando o Brasil, Guerino Balestrassi, se mostrou bastante satisfeito com os resultados e destacou a criatividade da juventude capixaba na busca de soluções práticas e acessíveis para cotidiano das pessoas, da sociedade em geral e aos destinos do planeta Terra.

Assessoria de Comunicação SECTI

Lucyano Ribeiro – Lucyanoribeiro2009@hotmail.com