09/05/2016 11h58

Alunos serão estimulados a promover o estudo da Matemática

A Matemática faz parte da nossa vida. Os números, as figuras geométricas, as relações entre as quantidades estão em toda parte: no supermercado, nas músicas, nas receitas culinárias, no esporte e em vários outros lugares. E a partir do mês de junho, os estudantes da rede pública estadual vão contar com mais um incentivo para o aprofundamento de estudos, por meio do Projeto de Iniciação Científica e do Projeto de Monitoria em Matemática, que são ações do “Programa Matemática na Rede: preparando campeões”.

A meta é abranger todas as escolas da rede estadual e atingir cerca de 100 mil estudantes a partir das atividades. A ideia é que os jovens talentos participem de aulas de aprofundamento de estudos, sejam monitores do reforço escolar para outros estudantes e participem cada vez mais de competições e feiras de Matemática.

Para o projeto de Iniciação Científica em Matemática, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), irá selecionar 50 professores de Matemática. O edital para seleção desses professores orientadores será publicado nesta sexta-feira (06).

Inicialmente, 50 escolas, de 34 municípios, receberão o Projeto de Iniciação Científica em Matemática. Serão 50 professores orientadores e 1.500 estudantes de Iniciação Científica em Matemática, que serão beneficiados com aprofundamento de estudos específicos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aprofundamento é fruto da parceria com a Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Essas escolas que, inicialmente, receberão o Projeto de Iniciação Científica em Matemática foram selecionadas na rede estadual, considerando o histórico de premiações nas edições OBMEP e o resultado da OBMEP 2015. Cada escola contará com duas turmas de 15 alunos cada, que serão atendidos por professores orientadores, presencialmente e virtualmente, de junho a dezembro deste ano. Esses professores receberão uma bolsa no valor de R$ 800, além de certificação emitida pela Fapes.

O professor orientador de Iniciação Científica em Matemática terá o papel de identificar os estudantes com menção honrosa na OBMEP 2015 e os destaques na 1ª Fase da OBMEP 2016; organizar e oferecer para esses alunos encontros preparatórios (aulas/atividades) de Iniciação Científica em Matemática; incentivar a atuação dos alunos de Iniciação Científica como Monitores de Matemática na escola; e cadastrar, acompanhar e assessorar o aprofundamento de estudos dos estudantes via Portal da Matemática da OBMEP.

Para o projeto de Monitoria em Matemática, o objetivo principal é oferecer aprofundamento de estudos específicos em Matemática, via plataforma virtual da OBMEP, tanto para os professores orientadores de monitoria, quanto para os alunos monitores de matemática. Ambos serão acompanhados por coordenadores de polos e receberão certificados de orientação de monitoria em matemática, pela parceria Sedu/Fapes.

Com o projeto, todas as escolas da rede pública estadual poderão organizar atividades de monitoria em Matemática com os estudantes, sob a coordenação de professores regentes de Matemática, desde que a escola faça adesão ao Projeto de Monitoria em Matemática.

A partir da próxima semana, as escolas receberão orientações para fazerem adesão ao Projeto de Iniciação Científica em Matemática, permitindo assim, tanto ao aluno e ao professor, a possibilidade de participação no projeto.

PROFESSOR ORIENTADOR

Para se inscrever, o professor deve preencher o formulário da Fapes, apresentar os documentos: CPF, RG e comprovante de residência, em nome do candidato, cópia do diploma do curso de mais alto nível do candidato, além de apresentação de declarações comprovando a experiência específica e tempo de serviço como professor de matemática (conforme especificado no edital).

A inscrição poderá ser feita a partir desta sexta-feira (06) e deverá ser enviada por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigFapes), acessando o site www.sigfapes.es.gov.br, e clicando em “Editais Abertos” – “Matemática na Rede”.

Para participar do Projeto de Iniciação Científica em Matemática, o professor deve ter licenciatura plena ou bacharelado em Matemática; ser professor de Matemática atuando, preferencialmente, na rede estadual de Ensino; ter disponibilidade para atuar aos sábados e as quartas-feiras em encontros preparatórios, totalizando 10 horas semanais e ter, preferencialmente, participação ativa na escola com a OBMEP.

PREPARANDO CAMPEÕES

O programa “Matemática na Rede: preparando campeões” tem como objetivo identificar jovens talentos em matemática, estimular a participação dos estudantes em Olimpíadas Científicas e Tecnológicas e fortalecer a aprendizagem a partir de atividades científicas e de monitoria.

O Programa Matemática na Rede: preparando campeões é um conjunto de ações que traçam diretrizes e metas de trabalhos, com o intuito de promover e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, potencializando o ensino aprendizagem dos alunos da rede pública e incentivando o aprofundamento de estudos de Matemática.

Com o programa, todas as escolas da rede pública estadual poderão organizar atividades de monitoria em Matemática com os estudantes, sob a coordenação de professores de Matemática da unidade. Os profissionais receberão formação continuada na plataforma virtual da OBMEP e certificado de orientação aos alunos monitores pela Fapes.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo / Flávia Zambrone

(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815

vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti

Lucyano Ribeiro (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard