16/08/2016 15h37 - Atualizado em 16/08/2016 15h48

Secti abre inscrições e divulga novidades da V Fecieng-ES

Estão abertas, a partir desta terça-feira (16), as inscrições para a V Feira de Ciência e Engenharia do Espírito Santo (Fecieng-ES), que este ano apresenta um novo formato. Agora, a seleção dos trabalhos de alunos e professores das escolas públicas e privadas, municipais, estaduais e federais localizadas no Espírito Santo ocorrerá virtualmente, e são duas categorias: nível fundamental e nível médio. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no portal www.semanact.es.gov.br, até o dia 14 de setembro. Outra novidade é que a premiação contará com bolsas do Programa Iniciação Científica Junior (PICJr) para alunos e professores que conquistarem as três primeiras colocações em cada categoria, além dos tradicionais troféus, medalhas e certificados.

Após as inscrições dos trabalhos no portal da Semana C&T, serão selecionados sessenta projetos por uma comissão formada por representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); da Secretaria de Estado da Educação (Sedu); da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC); da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); da Associação Brasileira de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (ABIPIR) e  do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Mateus (CONCITI).

A divulgação dos 60 trabalhos selecionados será no dia 30 de setembro. Os candidatos classificados deverão produzir um vídeo de até dois minutos de duração e postar no portal www.semanact.es.gov.br, no período de 1º a 9 de outubro. A expectativa é que o número de projetos inscritos neste ano supere o de 2015, quando mais de 170 trabalhos científicos participaram da IV Fecieng-ES.

A V Fecieng-ES ocorre dentro da programação da 13ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (Semana C&T), que vai de 17 a 23 de outubro, e envolve atividades nos 78 municípios capixabas. O tema da Semana C&T deste ano, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é “A Ciência Alimentando o Brasil”.

A Semana C&T é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secti e da Sedu, em parceria com diversas instituições de ensino superior: MCTIC, Sebrae, Ufes e Instituto Federal do espírito Santo (Ifes). O principal objetivo é estimular professores e estudantes de todos os níveis; pesquisadores; gestores de órgãos públicos, empresas privadas e de organizações não governamentais; inventores; inovadores e sociedade em geral a contribuírem com soluções simples e criativas para as grandes questões socioambientais.

Para a titular da Secti, Camila Dalla Brandão, a Semana C&T é importante para “estimular os jovens a proporem soluções para as demandas do dia a dia e aproximar a ciência da sociedade”, explicou. A secretária destaca também as inovações da Semana CT deste ano. “Trabalhamos um formato inovador, dentro de um cenário de muitos desafios aos órgãos públicos e setores acadêmicos e produtivos. A criatividade da nossa equipe e dos parceiros foi além das expectativas. Realizaremos um dos maiores eventos socioeducacionais do Estado, e com muita responsabilidade”, finalizou Camila Dalla Brandão.

Como inscrever os trabalhos na V Fecieng-ES

Os professores das escolas públicas e privadas, municipais, estaduais e federais, dos ensinos fundamental e médio são os responsáveis pelas inscrições dos projetos científicos, e deverão acessar o portal da Semana C&T (www.semanact.es.gov.br); ler o edital e preencher o formulário de inscrição, a partir do dia 16 de agosto até as 23h59 do dia 14 de setembro. A confirmação da inscrição será via e-mail cadastrado no formulário. Vale lembrar que os trabalhos deverão ser elaborados e desenvolvidos obrigatoriamente por alunos, sob a orientação desses professores das escolas participantes.

É importante que as equipes fiquem atentas para que os projetos sigam a Metodologia Científica ou de Engenharia prevista no edital disponível no portal. As equipes de apresentação serão formadas por, no máximo, quatro alunos e um professor orientador. Os Projetos deverão conter: título; resumo; introdução; justificativa e motivação; objetivos; materiais e métodos; resultados esperados e referências. Já os critérios de avaliação levarão em consideração: Relevância Social; Criatividade; Inovação; Aplicabilidade; Descrição completa dos materiais e métodos.

Sobre os resultados da V Fecieng-ES

Encerrado o período de inscrições, os 60 projetos selecionados serão avaliados de acordo com os critérios: a relação do trabalho inscrito com o que foi exposto; o vídeo, com relação ao atendimento ao tutorial; a clareza na apresentação; a criatividade; a inovação; a aplicabilidade do produto, o serviço ou o processo e a aplicação da metodologia utilizada.

Em caso de empate será observada a maior nota nos seguintes quesitos, nesta ordem: clareza na apresentação; vídeo; aplicabilidade do produto, serviço ou processo; criatividade; inovação; aplicação da metodologia utilizada e relação do projeto escrito com o em exposição.

O resultado dos três melhores projetos finalistas nas duas categorias, fundamental e médio, será divulgado a partir do dia 18 de outubro, no portal da Semana C&T, no site e nas redes sociais da Secti e da Fapes.

A premiação da V Fecieng-ES

Para premiar os três melhores projetos de cada categoria, serão ofertadas aos alunos e professores bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr), troféus e medalhas. Lembrando que todos os sessenta classificados receberão certificado de participação.

 

Cronograma V Fecieng-ES

ATIVIDADE

PRAZO

Período de inscrição e submissão dos trabalhos

16 de agosto a 14 de setembro

Divulgação do resultado preliminar da seleção

27 de setembro

Recursos

28 e 29 de setembro

Divulgação do resultado final da seleção

30 de setembro

Submissão dos vídeos dos projetos selecionados

1º a 09 de outubro

Divulgação dos premiados

18 de outubro

 

 

 

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e Fundação de Amparo á Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes)

Assessoria de Comunicação:

Edevaldo Paixão – Juba Paixão

(27) 98811-1554 / 98817 – 6172 / 3636-1822

edevaldo.paixao@secti.es.gov.br

 

Lucyano Ribeiro

(27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br.

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard