13/05/2022 11h22 - Atualizado em 16/05/2022 11h04

Fapes realiza workshops para orientar beneficiários sobre execução de projetos e contratação de bolsas

Foto: Workshop em Alegre

Eventos acontecem presencialmente em cidades da Grande Vitória e interior do Estado.

A primeira quinzena de maio foi de encontros entre os gestores da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e os beneficiários dos editais lançados pela Fundação. A Fapes realiza uma série de eventos em cidades da Região Metropolitana da Grande Vitória e interior do Estado. São os “Workshops Fapes – Orientações para Execução de Projetos e Bolsas”, que visam a esclarecer dúvidas e orientar na execução dos projetos contratados.

Os eventos são presenciais, com debates dos temas implementação de bolsas; execução técnica e financeira de projetos; prestação de contas; e dúvidas relativas a prazos. Também é aberto para que os participantes esclareçam incertezas.

Eduardo de Sá Mendonça foi um dos 40 participantes do evento realizado nessa quarta-feira (11), no município de Alegre, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) da cidade. Ele é pesquisador vinculado à Ufes e faz parte do Departamento de Agronomia da Universidade. Seu projeto foi contemplado no Edital 03/2021 – Universal, que investiu R$ 7,5 milhões em projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação em todas as áreas do conhecimento.

“O workshop foi muito proveitoso. Trouxe muitas informações sobre os procedimentos da Fapes e orientações quanto ao uso dos recursos financiados. Tirou várias dúvidas gerais e particulares dos participantes”, comentou Mendonça.

O segundo workshop aconteceu em Venda Nova do Imigrante, também nessa quarta-feira (11), no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) da cidade. O encontro reuniu cerca de 20 pessoas e a pesquisadora Anna Isabel Guido Costa foi uma das participantes. O projeto dela foi contratado pela Fapes, numa parceria entre a Fundação e a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para a realização de um programa de pesquisa e extensão para o desenvolvimento regional de agricultura, pecuária, abastecimento, aquicultura e pesca capixaba.

“Foi muito válido. É a primeira vez que sou coordenadora de um projeto contemplado pela Fapes e, às vezes, nós temos muito receio na hora do gasto do recurso e na hora da prestação de contas. Por isso, foi um encontro que esclareceu muita coisa e acabou nos encorajando. Os gestores da Fundação que estavam no evento se mostraram muito solícitos a todos nós e, com isso, saí da reunião mais tranquila”, contou Anna Costa.    

Os encontros foram conduzidos pela diretora Administrativo-Financeira da Fapes, Lucia Araujo; pelo gerente de Gestão do Planejamento Orçamentário e Financeiro, Geanderson Costa; gerente de Pesquisa e Difusão Científica, Edinir Fialho; e pela gerente de Capacitação e Formação Científica, Letícia Zanchetta.

“A Fapes sempre teve por prática reunir periodicamente os beneficiários dos editais para orientação e esclarecimento de dúvidas, mas, com a pandemia da Covid-19, esses encontros se tornaram virtuais. Este ano, conseguimos retomar os workshops presenciais que todos estavam sentindo falta. Locomover uma equipe para estar próximo do pesquisador é muito importante porque o faz se sentir mais valorizado e aproxima a nossa comunicação”, explicou Lucia Araujo.

“Todos ganham com esses encontros, os beneficiários, por terem um momento para eles, e nós da Fapes, por dirimir possíveis dificuldades futuras que poderíamos ter com as prestações de contas técnicas e financeiras”, acrescentou a diretora Administrativo-Financeira da Fapes.

Próximos workshops

Mais três workshops estão agendados para acontecer ainda em maio. A próxima cidade a receber o evento será a Capital do Estado, Vitória, no dia 16 deste mês. O evento será realizado às 14 horas, no auditório do prédio do PPGFIS/CCE, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – campus Goiabeiras.

No dia 24 de maio, será a vez dos gestores da Fapes irem a São Mateus para realizar o encontro. O evento está marcado para as 14 horas, no eixo 3, sala 1 do campus da Ufes, no município. O último workshop está agendado para o dia 26 de maio, às 14 horas, no auditório do Ifes – campus Vila Velha.

Serviço:

Próximos Workshop Fapes – Orientações para Execução de Projetos e Bolsas

Vitória

Data: 16 de maio (segunda-feira)

Horário: 14h

Local: Ufes – Campus Goiabeiras (auditório do prédio do PPGFIS/CCE)

-

São Mateus

Data: 24 de maio (terça-feira)

Horário: 14h

Local: Ufes – Campus São Mateus (eixo 3, sala 1)

-

Vila Velha

Data: 26 de maio (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Ifes – Campus Vila Velha (auditório)

Texto: Samantha Nepomuceno 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard