06/05/2024 14h40 - Atualizado em 06/05/2024 14h43

Startup capixaba cria plataforma da felicidade com foco no ambiente de trabalho com apoio da Fapes

Foto Divulgação: Freepik

A startup BeHappier recebeu apoio de dois editais para criar plataforma gamificada.

A inovação de impacto socioambiental promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio de seus editais, proporcionou o desenvolvimento de uma plataforma que visa a transformar o ambiente de trabalho em um lugar mais agradável e feliz para os trabalhadores e colaboradores. O produto criado pela startup BeHappier recebeu apoio dos editais da Fapes, o Tecnova II e o Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental Inovadores Capixabas (NIS) para desenvolver uma plataforma mais aprimorada.

Com os recursos da Fapes, os idealizadores da startup conseguiram criar uma nova plataforma gamificada, ou seja, uma forma de aprendizagem caracterizada pelo uso estratégico da lógica dos jogos, de forma que o usuário aprenda ativamente, além de criar conteúdo para a mesma. A plataforma disponibiliza aulas práticas diárias e uma inteligência artificial para auxiliar na adoção de hábitos saudáveis de forma interativa e sob medida.

A partir do seu ideal em trabalhar com felicidade, a empresária Flávia da Veiga fundou a startup BeHappier. Com o avanço em seus estudos, ela teve a percepção de que a felicidade poderia ser uma grande ferramenta nos ambientes corporativos, propondo solucionar desafios relacionados à saúde mental e emocional para tornar o ambiente de trabalho um lugar pleno para trabalhar.

A empresa trabalha com sete trilhas com os colaboradores: a primeira é a trilha da felicidade, em que é explicado o que é felicidade; e as outras trilhas são para que os usuários produzam bons hábitos por meio de metas, relacionamentos, atividade física, gratidão, gentileza e meditação.

“Ao longo das trilhas, a gente tem atividades para o usuário com metodologia bem atrelada à prática e à teoria. Antes de iniciarmos com a empresa, fazemos uma pesquisa das emoções positivas e negativas dos funcionários, a partir disso aplicamos nossa trilha. Até hoje, com todas as empresas que a gente atuou, alcançamos o nosso objetivo que é aumento das emoções positivas e a redução das emoções negativas”, explicou o sócio da BeHappier, Bruno Assis.

Destacando o apoio da Fapes para um projeto embrionário ser transformado em uma plataforma, Bruno Assis falou da importância do auxílio recebido: “A Fapes foi muito importante para o desenvolvimento da BeHappier. O primeiro edital que participamos, o Tecnova II, veio em um momento de validação da nossa ideia. Com o apoio financeiro, criamos uma nova plataforma toda gamificada, o que nos permitiu fazer trilhas de forma simples e dinâmica”, pontuou Bruno Assis.

Ele classificou o edital NIS como essencial para a criação do conteúdo, já que foi criada uma nova plataforma a partir da participação no edital. “Precisávamos criar conteúdos diferentes porque no outro modelo as aulas eram grandes, com 40 minutos, e, ao longo do processo, percebemos que essas aulas não engajavam os usuários. Criamos todo um novo conteúdo depois de nos submetermos ao edital NIS. Mais uma vez o apoio da Fapes foi muito importante para a gente”, salientou o empresário.

Editais NIS e Tecnova II

O edital NIS é uma chamada pública para a seleção e o apoio financeiro de propostas de negócios de impacto — empreendimentos com o objetivo de apoiar negócios de impacto socioambiental, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis), a fim de fortalecer o ecossistema capixaba de negócios de impacto, promovendo o desenvolvimento e/ou aprimoramento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores, visando à solução ou redução de problemas socioambientais no Espírito Santo.

Para o 2º ciclo do edital, foram destinados R$1,3 milhão para financiar os projetos e o recurso é do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Mobilização Capixaba pela Inovação (Funcitec/MCI).

O edital Tecnova II tem por objetivo promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do País. Dessa forma, este Edital visa a apoiar projetos de inovação, que envolvam significativo risco tecnológico associado a oportunidades de mercado. O edital Tecnova III está em fase final de planejamento e a expectativa é de que seja lançado no 2º semestre de 2024.

Texto de Rafaela Aguiar com edição de Jair Oliveira

Informações à Imprensa: