11/08/2016 16h59

Membros do Conselho Administrativo-Financeiro da Fapes tomam posse  

Para um mandato de dois anos, de agosto de 2016 a agosto de 2018, tomaram posse na manhã desta quinta-feira (11/08) os novos membros do Conselho Administrativo-Financeiro (CCAF) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). A solenidade ocorreu no Auditório da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo, na Mata da Praia, em Vitória.

Formado por representantes do Governo do Estado, do setor produtivo e da comunidade técnico-científica (academia), o CCAF da Fapes é um órgão normativo e deliberativo e, dentre outras, tem como competência: propor a política da Fundação nos aspectos, administrativo, financeiro, técnico-científico e de inovação de acordo com suas finalidades; aprovar o Plano Anual de Atividades da FAPES, contendo a proposta orçamentária apresentada pela sua Diretoria Executiva; apreciar e aprovar a política de pessoal, patrimonial e financeira da FAPES;  apreciar e aprovar os relatórios anuais de prestação de contas das atividades da FAPES apresentados pela Diretoria Executiva, encaminhando-os à SECTI, para homologação do CONCITEC – Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia; propor ações que fortaleçam a atuação da FAPES no apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação; decidir sobre os programas apoiados pela FAPES, bem como a modalidade de financiamento adotada em cada caso e aprovar acordos, convênios, contratos, acordos de parcelamento de débito e outras formas de parcerias a serem firmadas pela FAPES.

A Secretária da Secti, Camila Dalla Brandão, abriu a solenidade de posse dos novos membros do CCAF da Fapes expondo as principais ações da pasta, destacando o fomento a incubadoras de empresas de base tecnológicas, as ações dos Centros Estaduais de Educação Tecnológica e a 13ª Semana estadual de Ciência e Tecnologia, que acontece no próximo mês de outubro. “A Semana CT é o maior evento de popularização e estímulo à juventude para a prática da pesquisa científica do Espírito Santo”, afirmou.

Já o diretor-presidente da Fapes, José Antonio Bof Buffon, saudou os novos membros do CCAF e disse esperar colaboração e participação efetiva de seus membros. Em seguida, o diretor técnico-científico e de inovação da Fapes, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, fez uma apresentação institucional da Fundação, destacando suas principais ações 2016/2017. Finalizando, a diretora administrativo-financeira da Fapes, Maria Tereza Colnaghi Lima, apresentou o Plano de Aplicação do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia – Funcitec. O CCAF da Fapes se reúne, ordinariamente, seis vezes ao ano.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação Secti/Fapes

Lucyano Ribeiro (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard