08/07/2016 10h56

Fapes divulga resultado final da seleção ao Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr)

Utilização de drones no combate ao mosquito Aedes Aegypti, educação ambiental e boas práticas na agropecuária, robótica, ensino de física moderna e astronomia, empreendedorismo e cinema são alguns dos 77 temas de projetos de pesquisa que foram selecionados no Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr), Edital Fapes/CNPq nº 14/2014. As propostas serão desenvolvidas em 21 municípios capixabas por alunos e professores de escolas da rede pública, sob coordenação de pesquisadores de Universidades e Faculdades sediadas no Espírito Santo.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espirito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), acaba de divulgar o resultado final da seleção do PICJr, disponível em: www.fapes.es.gov.br.

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com 32 projetos, é a Instituição de Ensino Superior (IES) com maior número de aprovações, seguida pelo Instituto Federal (Ifes), com 22 propostas selecionadas. A Multivix, com 12 projetos, é a IES privada com mais aprovações. A Universidade de Vila Velha possui dois projetos. Já as faculdades Faceli (Linhares), Emescam (Vitoria) e a Universidade Centro Leste (UCL/Serra), com uma proposta aprovada cada, completam o rol de IES que tiveram projetos de pesquisa selecionadas. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) teve seis projetos aprovados.

Com relação às Áreas do Conhecimento, Ciências Exatas e da Terra, com 22 projetos, foi o tema com maior número de aprovações. Ciências da Vida e Agrárias, com 14 aprovações cada, foram as duas seguintes com maior número de selecionados. Na sequência, Ciências Humanas (09), Engenharias (08), Ciências da Saúde (04), Ciências Sociais Aplicadas (03) e Linguística, Letras e Artes (03) completam a relação de aprovados por Grandes Áreas do Conhecimento.

Como funciona o PICJr

O Programa se baseia em um projeto coordenado por pesquisador de uma Universidade ou Faculdade. As atividades são desenvolvidas por equipes de dez alunos dos Ensinos Fundamental ou Médio de uma escola pública. Um professor, dessas unidades de ensino, da disciplina relacionada com o projeto de pesquisa, atua como tutor dos alunos, e auxilia na execução das atividades do projeto e na atualização do conhecimento teórico a respeito do tema desenvolvido. As atividades dos alunos também são acompanhadas por outros estudantes de graduação de uma Universidade ou Faculdade, atuando como monitores do projeto.

Cada aluno dos Ensinos Fundamental ou Médio recebe bolsa mensal de R$ 100. Já o professor recebe bolsa de tutor no valor de R$ 400 mensais. O coordenador do projeto recebe bolsa mensal de R$ 500. Já os monitores acadêmicos recebem bolsas mensais de R$ 400. Para despesas de custeio e capital, cada projeto selecionado recebe R$ 8 mil por ano, durante dois anos.

Abrangência em todo Estado

O resultado final da seleção do Edital Fapes/CNPq do PICJr revela a grande abrangência do Programa no Estado. Municípios da Grande Vitória, do Litoral Sul e Norte, da Região do Caparaó e da Região Noroeste foram contemplados, demonstrando a tendência à interiorização da pesquisa no Espírito Santo.

Para o Diretor-presidente da Fapes, Jose Antonio Bof Buffon, este é um estímulo para os jovens. “Além disso, é a possibilidade da continuidade dos estudos dos alunos da rede pública na vida acadêmica. Investir em Ciência, Tecnologia e Inovação é possibilitar o desenvolvimento sustentável e a competitividade do Espírito Santo”.

Por ordem alfabética, os municípios onde terão pesquisas do PICJr são Alegre, Anchieta, Cariacica, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Itapemirim, Linhares, Marechal Floriano, Nova Venécia, Piúma, Santa Tereza, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

O PICJr é uma parceria da Fapes com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e das Comunicações (MCTIC) e Prefeitura da Serra. O Programa prevê investimentos de mais de R$ 13 milhões, em duas chamadas. O último resultado é referente à segunda chamada, quando os projetos serão desenvolvidos em dois anos. Agora, com a primeira chamada, ao todo são mais de 150 projetos de pesquisas, envolvendo cerca 1.500 jovens pesquisadores capixabas.

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti

Lucyano Ribeiro (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br.