12/07/2016 14h54 - Atualizado em 14/07/2016 15h15

Com apoio da Fapes, empresa capixaba quer implantar internet em coletivos

Todos os dias, os dispositivos móveis de uso pessoal como smartphones, tablets e notebooks oferecem novas possibilidades de interação, produção e consumo à população em geral. Atentos a essa perspectiva e também à inclusão digital, desenvolvedores da empresa capixaba Mantis Tecnologia LTDA, com sede no bairro Santa Lúcia, em Vitória, começaram a criar o “NEOBOX”, composto de hardware e software, “com gerenciamento centralizado e remoto, para prover acesso à internet via Wi Fi, utilizando tecnologia 3G e 4G, com um ou dois chips, para atender aos usuários do sistema de transporte coletivo público”, como explicou o coordenador do projeto da Mantis Tecnologia, Naor Alves de Lima.

Publicações internacionais apontam que, já em 2014, o número de celulares ativos no mundo girava em torno de 7,3 bilhões de aparelhos. No Brasil, projeções da Anatel para o mesmo ano de 2014 já indicavam cerca de 272,4 milhões de aparelhos de celulares ativos, ou 1,37 aparelhos por habitante.

Porém, para atender as necessidades de conexão desses dispositivos é necessário um enorme avanço em infraestrutura de telefonia e banda larga, que, no Brasil, além de limitada ainda é muito cara. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), o serviço de banda larga no Brasil custa, em média, 31,8% do salário mínimo, o que inviabiliza o serviço à maioria dos brasileiros.

Por outro lado, o Governo Federal tem incentivado a aquisição de smartphones por meio da lei do Bem que, pela desoneração de impostos, barateou em até 30% os equipamentos produzidos no Brasil, com preço de até R$ 1,500,00. Como consequência do crescente número de aparelhos, muitos ambientes coletivos, como Shoppings Centers, Aeroportos e Escolas procuram disponibilizar serviços de acesso via Wi Fi.

O projeto do “NEOBOX” é um dos apoiados financeiramente pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finepe), por meio do Programa de Subvenção Econômica TECNOVA-ES, Edital Fapes/Finepe nº 13/2013.

De acordo com o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, foram selecionados 38 projetos no TECNOVA-ES, com investimentos da ordem de aproximadamente R$ 14 milhões. “O Programa selecionou projetos de inovação que envolvem significativo risco tecnológico associado a oportunidades de mercado. O foco são as micro e pequenas empresas capixabas”, explicou Buffon.

A Secretária Interina da Secti, Camila Dalla Brandão, esclareceu que a iniciativa do Governo do Estado e da Finepe visa ao desenvolvimento de setores econômicos considerados estratégicos. “A proposta do “NEOBOX” cumpre esse critério, e atende às políticas estaduais de inclusão digital”, disse.

Perspectivas animadoras para o “NEOBOX”

Ainda segundo Naor Alves de Lima, da Mantis Tecnologia, o “NEOBOX” está em fase de testes e aprimoramento em empresas de São Paulo e também do Espírito Santo. Outro diferencial da empresa capixaba é que tem larga experiência em serviços Wi Fi e Redes para o mercado corporativo e grandes eventos. “Atendemos à Feira de Empreendedores do Sebrae Nacional e vamos atuar nas Olimpíadas e Paraolimpíadas do Brasil, no segundo semestre”, informou o coordenador do projeto.

Serviço:

“NEOBOX” - Mantis Tecnologia LTDA, Rua das Palmeiras, 795, sala 302, Santa Lúcia, Vitória/ES - (27) 3019.1166 – www.neobox.com.br.

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti

Lucyano Ribeiro (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br.