22/03/2016 09h50

Governo do estado capacita para exportação

Numa ação de Governo, a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), lançaram nesta segunda-feira (21), um edital público com objetivo de incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial por meio da resolução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos das empresas, qualificando-as para atuar no mercado internacional.

Capacitar, inovar, inteirar e cooperar são palavras-chave que fazem parte da estratégia do Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEx, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex.  O projeto estipula a contratação de bolsistas extensionistas, monitor e técnico, com remuneração de R$ 5.300,00 e R$ 4.700,00, respectivamente, e de extensionistas júniores, com bolsas de R$ 900,00. Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 670 mil em bolsas, oriundos da APEX-Brasil, repassados para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) através do Convênio.

Para as bolsas de Monitor Extensionista ou Técnico Extensionista, o candidato deve ser profissional graduado, preferencialmente em Administração de Empresas, Relações Internacionais, Economia, Engenharias, Comércio Exterior e Direito. Além de atender à pelo menos uma das situações abaixo, quanto à formação/experiência profissional:

- Título mínimo de mestrado (acadêmico ou profissional);

- Curso de especialização concluído com carga horária mínima de 360 horas, nas áreas de Administração de Empresas, Relações Internacionais, Economia, Engenharias, Comércio Exterior, Direito;

- Atividade profissional em gestão administrativa, gerenciamento de projetos, comércio exterior e/ou gestão da inovação em empresa ou outra instituição, por no mínimo 12 (doze) meses.

O plano prevê ainda a constituição de um Comitê Consultivo com uma governança local do programa, constituído pelas instituições empresariais, governo e entidade de apoio, com o papel de identificar demandas das empresas, banco de ofertas e dar o suporte necessário ao bom andamento do projeto.

Sobre a Apex

Com experiência acumulada em estudos e em atividades de qualificação e preparação de empresas, de inteligência de mercado internacional e estratégias para internacionalização, além de contar com nove escritórios de negócios espalhados pelo mundo, a Apex vem tradicionalmente atuando na promoção das empresas brasileiras no exterior, que fazem da instituição um parceiro importante para as empresas capixabas.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia do País.

Serviço:

Edital do PEIEx encontra-se disponível em: www.fapes.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti

Lucyano Ribeiro – comunicacao@fapes.es.gov.br – (27) 3636.1893

Assessoria de Comunicação Secti

Edevaldo Paixão – edevaldo.paixao@secti.es.gov.br – (27) 3636.1822

Luiz Zardini – luizc.junior@secti.es.gov.br – (27) 3636.1807

Assessoria de Comunicação SEDES

Marco Valério Magalhães – comunicacao@sedes.es.gov.br - (27) 3636.9707.