17/08/2016 17h32

Fapes divulga seleção de projetos para eventos da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia e Ufes lidera

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado do processo de seleção de projetos para organização de eventos de cunho técnico-científico ou de inovação a serem realizados durante a 13ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que acontece de 17 a 23 de outubro. Com dez projetos, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) é a Instituição de Ensino Superior (IES) com maior número de selecionados. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com dois projetos selecionados, está em segundo lugar, e a Associação Brasil Internacional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (ABIPIR), com um projeto, completa o rol de 13 projetos selecionados. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 54 mil, por meio do Edital Fapes nº 05/2016, disponível em: www.fapes.es.gov.br.

Em relação às Grandes Áreas de Conhecimento, a que apresentou maior número de projetos selecionados foi Ciências Exatas e da Terra, com cinco projetos, seguida de Ciências da Vida (03), Ciências Sociais Aplicadas (02) e Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Engenharia com um projeto selecionado, cada. Na Ufes, foram selecionados os projetos: XI Conferência Brasileira de Mídia Cidadã: mídias, cidadania e direitos humanos; XVIII Mostra de Física e Astronomia; IV Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes, Ciência para o desenvolvimento social; Exposição O Admirável Corpo Humano; Show de Química na Sociedade; MUSEUS, conexão entre Ciência e Sociedade; Show de Física da Ufes; WTR-RNP 2016; I Seminário Capixaba de Geoinformação e Esporte – Curso de Iniciação ao Geoprocessamento no Esporte e Observação Astronômica Solar, Noturna e Virtual.

No Ifes de Cariacica, foi selecionado o projeto Inova Jovem. No Ifes de Piúma, o projeto VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ifes – Campus Piúma. Por fim, a ABIPIR foi selecionada com o projeto INNOVACITIES – 6ª Feira Internacional de Ciência Aplicada, Invenções e Inovações. O resultado divulgado poderá ser alterado após análise de recursos administrativos. Após, haverá homologação do resultado final da seleção pelo Conselho Científico Administrativo da FAPES (CCAF-Fapes). Para a contratação do projeto será assinado Termo de Outorga e Aceitação de Apoio Financeiro (TO) pelo proponente e pelo Representante legal da Instituição do coordenador do projeto.

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti

Lucyano Ribeiro (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br