08/08/2016 13h47 - Atualizado em 08/08/2016 13h48

Cachoeiro de Itapemirim e Alegre discutem iniciação científica e cenários da pesquisa no Espírito Santo com Fapes

A realização de pesquisas científicas por estudantes e professores de escolas públicas de Cachoeiro de Itapemirim, sob coordenação de pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa da região, e as novas diretrizes e os cenários da pesquisa no Espírito Santo são os principais tópicos da agenda que o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), José Antonio Bof Buffon, realiza nesta quarta-feira (10), em Cachoeiro de Itapemirim e Alegre.

A programação começa em Cachoeiro com um café da manhã, às 08h30, organizado pela Prefeitura Municipal de Cachoeiro, por meio da Subsecretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, no Núcleo Regional do Espírito Santo (NRES), do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), com apoio da Marbrasa, do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), da Cooperativa de Crédito dos Proprietários das Indústrias de Rochas Ornamentais (Credirochas) e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci). Participam do encontro coordenadores e bolsistas de onze projetos do Programa Iniciação Científica Júnior (PICJr), CNPq/FAPES nº 014/2014, com três projetos em desenvolvimento e oito a serem desenvolvidos, seguido de assinatura dos respectivos Termos de Outorga. Após o café, o grupo fará uma visita técnica às instalações do Cetem, acompanhado pela coordenadora do Núcleo, Núria Férnandez Castro.

No município de Alegre, a agenda tem início às 14 horas, com reunião no auditório do Alto Universitário, com pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias – CCAE e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde – CCENS, da UFES. O objetivo é apresentar as novas diretrizes e o cenário da pesquisa no Espírito Santo. Em seguida, com a mesma pauta, o encontro acontece com pesquisadores do Campus do IFES de Alegre, no distrito de Rive.

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti

Lucyano Ribeiro – (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br.